O ensino de
Matemática.
Uma
das principais funções da Escola é socializar os conhecimentos científicos produzidos
pela humanidade nas diferentes áreas, de forma que os educandos não apenas
acumulem informações, mas se tornem cidadãos autônomos, utilizando esses
conhecimentos em suas vidas e a disciplina de Matemática contempla parte significante
na descoberta de novos de saberes.
Nesse
sentido, para que a escola contribua com a sociedade, exercendo bem suas funções
esses conhecimentos devem ser aprendidos de maneira satisfatória pelos alunos.
Surge então, a necessidade de uma ressignificação nos processos de ensinar e
aprender Matemática uma vez que o diferencial que trará benefícios à
aprendizagem está na metodologia que o professor utiliza para que esses
conhecimentos sejam elaborados, compreendidos e aproveitados pelo aluno.
É
essencial que sejam selecionados recursos didáticos que auxiliem o aluno a pensar
matematicamente, que sirvam de apoio ao professor na mediação do conhecimento,
visando o sucesso dos processos de ensinar e aprender matemática.
Como afirmam
Miranda e Laudares (2007), é preciso sair dos antigos moldes de ensinar
Matemática, nos quais a exposição oral e a resolução de exercícios eram praticamente
os únicos meios empregados e lograr espaço às tendências de ensino da Educação
Matemática, como jogos, investigações matemáticas, uso de materiais manipuláveis,
mídias tecnológicas e resolução de problemas, entre outras.
Alem
disso é preciso levar em consideração, que para efetivar-se a aprendizagem,
existem alguns aspectos ligados às duas perspectivas abordadas que precisam ser
observados: os aspectos orgânicos, relacionados à construção biofisiológica do
sujeito; os cognitivos atrelados basicamente ao desenvolvimento e funcionamento
das estruturas cognoscitivas como atenção, memória, percepção, compreensão,
antecipação, etc.; os aspectos emocionais, pautados no desenvolvimento afetivo
e sua relação com a construção do conhecimento; os sociais ligados à sociedade
na qual estão inseridas a família e a escola e os aspectos pedagógicos,
relacionados à atuação do professor propriamente dita (WEISS, 2004).
A utilização
de recursos didáticos diversificados pode em muito contribuir para aprendizagem
significativa da Matemática. Os recursos
didáticos como jogos, materiais manipuláveis e a tecnológica permitem a
elaboração do conhecimento mediante a realização de atividades dinâmicas nas
quais o aluno é incentivado a pensar, analisar, agindo sobre o objeto de seu
aprendizado.
Jesus e Fini (2005) enfatizam que os recursos e materiais de
manipulação podem fazer com que o aluno focalize com atenção e concentração o
conteúdo matemático a ser aprendido, atuando como catalisadores do processo
natural de aprendizagem, aumentando a motivação, estimulando-o, de modo a
aumentar sua aprendizagem quantitativa e qualitativamente.
Sendo assim deve se levar em conta as concepçoes dos alunos e professores sobre a natureza da matematica, o ato de fazer matematica e como se aprende. Essas concepçoes devem ser modificadas para que se possa ter uma renovação no ensino da matemática, ou seja ela deve ser transmitida de forma facil e divertida.
Sendo assim deve se levar em conta as concepçoes dos alunos e professores sobre a natureza da matematica, o ato de fazer matematica e como se aprende. Essas concepçoes devem ser modificadas para que se possa ter uma renovação no ensino da matemática, ou seja ela deve ser transmitida de forma facil e divertida.
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